terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Como economizar na compra do material escolar

A compra de materiais escolares sempre causa grandes preocupações para os pais. Como gastar menos e onde encontrar produtos de qualidade? "Um problema nessa hora é que a maioria dos brasileiros tem grande dificuldade em realizar boas negociações, em função da timidez e da ideia de que o preço do produto não pode ser alterado, mas se fizer as compras com planejamento e com tempo é possível economizar bastante", explica Reinaldo Domingos autor do best seller Terapia Financeira (Editora DSOP).

Ele acrescenta que os preços estabelecidos por uma loja podem e devem ser questionados, isto faz parte do ato de negociar. Veja algumas dicas elaboradas pela DSOP Educação Financeira sobre o tema:

1.         Realize as compras em conjunto com outros pais, o que dará maior chance para negociar menores preços. Basta juntar duas ou três famílias com filhos nas mesmas séries.

2.         Levante todo o material que sobrou no ano anterior, separando o que pode ser reaproveitado.

3.         Produtos com personagens de desenho infantil (licenciados) são sempre mais caros. Evite ceder a esses impulsos e converse com seus filhos para que eles entendam a diferença.

4.         Peça descontos e procure saber qual o melhor valor à vista.

5.        Pesquise os preços na internet e em lojas físicas.

6.       Lojas virtuais costumam ter melhores preços do que as lojas de rua e shopping, que têm custos de marketing,  locação, funcionário custos fixos e variáveis. Mas compre com antecedência, com atenção aos prazos de entrega.

7.         Recicle materiais. Basta pegar os matérias mais desgastados e dar a eles uma nova vida, juntar folhas de cadernos usados, construir uma capa nova, etc.

8.         Antes de negociar com as vans para levar os filhos na escola, veja se não existe a possibilidade de um revezamento com pais que moram na mesma área ou condomínio.

Fonte: Editora DSOP

Nenhum comentário:

Postar um comentário